.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Emoção em Ouro Preto com flores de Ivan Marquetti.


Belas paisagens e o aspecto culturalde Ouro Preto fizeram com quealguns artistas escolhessem acidade para morar...


Estive presente na abertura da exposição do pintor Ivan Marquetti, na cidade de Ouro Preto. Na abertura da noite de Gala. Amigos e familiares do artista marcartam presença além do ilustre Prefeito da Cidade (...) Sua pessoa foi lembrada pelo amigo Haroldo de Paiva com um belo discurso, onde lembrou sua fase estudantil e política. "O grande Ivan é considerado o maior expressionista que já tivemos". Em suas obras, Ivan Marquetti - que tinha paixão especial pela natureza e pelas cidades históricas brasileiras - procura uma síntese entre forma e cor. Por meio de gesto de espátulas, esses elementos são colocados na tela com ousada maestria. uma lenda da pintura brasileira, até eu não resistir fique bastante emocionado com sua obra. A exposição estava linda, conseguir ver Ouro Preto através de suas flores (...) A primeira vez que ouvir falar de Ivan Marquetti, foi no Maranhão, em Alcântara. Falavasse muito do artista, na ilha! Época muito i,portante para o Brasil, atravéz de Perícles Rocha e Fernando Almeida e Rogério Martins. ( com seguir informações íntimas de amigos do artista, de um Brasil mais Lindo. Pricipalmente meu Fernado Almeida, onde admirava e visitava constantemente, seu amigo).
- O Maranhão recebeu Ivan Marquetti...
Um grande pintor Maranhense. (Acho que ele se apoixinou pela ilha, por ser tão única como sempre foi).
Vamos saber mais sobre essa ilha de Alcântara?

Um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2004 era de 22.165 habitantes. Possui uma área de 1495,6 km². A zona do actual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência. Próximo de Alcântara fica o Centro de lançamento de Alcântara, local onde são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. Esse centro espacial é o único de toda a América Latina. De 1970 a 2003, Ivan Marquetti pintava flores para presentear amigos e familiares O pintor carioca Ivan Marquetti (1941-2004) se tornou conhecido no meio artístico pelas paisagens que retratava nas telas. Pouca gente sabe, mas, no ambiente mais íntimo, ele se inspirava também nas flores para realizar os quadros que enviava às pessoas próximas. A exposição que foi aberta na sexta (dia 25), no Grêmio Literário Tristão de Ataíde, em Ouro Preto, que marca a inauguração da sala dedicada ao artista, é testemunho desta fase pouco conhecida. “Reunimos um acervo sentimental de 20 quadros. São flores que presenteou à família de 1970 até 2003”, conta o curador Haroldo de Paiva Pereira. Amigo pessoal do artista, Haroldo acompanhou as idas e vindas de Marquetti a Ouro Preto, cidade onde viveu durante várias fases. “Foi um cara viajante, morou um tempo no Nordeste, na região amazônica e na França, mas passou os principais momentos em Minas. Todos os lugares fortaleceram em vários aspectos sua obra”, explica. A força do trabalho estava nas paisagens e no uso apropriado da paleta. “Ivan era um gênio das cores.” Além de dominar o aspecto pictórico, seu trabalho tem como peculiaridade o uso atípico da espátula na distribuição das tintas nas telas. Rio de Janeiro, RJ – 1941. Pintor e desenhista. Cursou desenho e gravura no Instituto de Belas Artes da Guanabara e fez curso de aperfeiçoamento, dedicando-se ao estudo de fixação da paisagem e de interiores. Criou o Grupo de Serigrafia (Galeria Santa Rosa e L´Atelier). Viajou de barco até a nascente do Rio Negro, estudando e pintando rios e florestas.

“Seu estilo foi único no Brasil. Ivan não usava praticamente linhas. Pintava direito”, salienta. Considerado um mestres da técnica da paisagem, Ivan Marquetti nasceu em 1941, no Rio de Janeiro e, desde a década de 1960, passou a se dedicar à pintura. Naquela época, já vivendo em Ouro Preto, se aproximou de artistas como Carlos Scliar, Inimá de Paula, Vinícius de Moraes e Carlos Bracher. Autodidata, Marquetti tinha um jeito peculiar de interpretar as cores. Dizia: “Elas surgem das sensações diante de uma determinada paisagem. Tento captar a sua essência. Não é o desenho que dá caráter à pintura, e sim, a cor que dá a expressividade.” Seguidor da teoria do início ao fim da vida, o artista deixou registrado nos quadros sua forma de ver o mundo por meio das paisagens e flores.
FLORES DE IVAN MARQUETTI - Exposição de pinturas. Abertura sexta (dia 25), às 20h, para convidados, na Sala Ivan Marquetti, na Rua Paraná, 136, Ouro Preto. O público poderá conferir a mostra a partir de sábado (dia 26) (até 17 de maio). De segunda a sábado, das 9h às 18h. Informações: (31) 3551-2093. flores.
Ivan Marquetti - o pintor e desenhista carioca pintou a paisagem que avistava de sua janela ouro-pretana. Morou na cidade até falecer, em outubro de 2004.



Mauro Bicudo direto de Ouro Preto para o Jornal o Rebate.

Estamos no orkut.



Última de Ouro Preto.

Um museu na bela Ouro Preto, em Minas Gerais, vai eternizar as obras e a vida do maior gênio da arte barroca: mestre Aleijadinho. O museu será reaberto depois de três meses de obras e vai funcionar na Igreja da Nossa Senhora da Conceição.

Ouro Preto promove nova edição do tradicional Concurso Nacional de Presépios
Para manter viva a tradição cultural e religiosa e resgatar o sentido poético do presépio mineiro, a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por meio da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP, criou um concurso nacional de presépios.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home